quinta-feira, 15 de maio de 2014

Getulio Vargas


ESCOLA ESTADUAL TRÊS PODERES
ATIVIDADE PARA O CADERNO DE HISTÓRIA – 3º ANO

Getulio Vargas
Getúlio Dornelles Vargas nasceu em 19/4/1882, na cidade de São Borja (RS) e faleceu em 24/8/1954, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Foi o presidente que mais tempo governou o Brasil, durante dois mandatos de 1930 a 1945 (Era Vargas) e de 1951 a 1954.
  Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934, que garantia entre outras coisas: voto secreto, o direito de voto foi estendido para as mulheres, os direitos fundamentais deveriam ser garantidos pelos empregadores aos trabalhadores, as riquezas naturais do país  ficariam sob proteção do Estado brasileiro.
Em janeiro de 1938 deveriam ocorrer as eleições presidenciais. Porém, alegando a existência de um suposto plano comunista (Plano Cohen) e aproveitando o momento de instabilidade política pelo qual passava o país, Getúlio Vargas decidiu permanecer no poder (10 de novembro de 1937). Vargas contou com o apoio de grande parte da população (principalmente da classe média com medo do comunismo) e dos militares. Começou assim um período ditatorial chamado Estado Novo 1937-45. Após o golpe, Vargas fechou o Congresso Nacional e impôs uma nova constituição (apelidada de “polaca”) com várias características antidemocráticas.
Realizações e fatos deste período: - Censura aos meios de comunicação (rádios, revistas e jornais) e às manifestações artísticas como, por exemplo, teatro, cinema e música; - Criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) para promover e divulgar as realizações do governo; - Perseguição e, em alguns casos, prisão de opositores e inimigos políticos; - Repressão às manifestações políticas e sociais (protestos, greves, passeatas); - Controle dos sindicatos; - Criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) em 1943, garantindo vários direitos aos trabalhadores; - Criação da Justiça do Trabalho, da carteira de trabalho, salário mínimo, descanso semanal remunerado, jornada de trabalho de oito horas e regulamentação do trabalho feminino de menores de idade; - Centralização administrativa do estado (aumento da burocracia estatal); - Criação de uma nova moeda, o cruzeiro; - Investimentos em infraestrutura e ênfase no desenvolvimento industrial (criação da CSN – Companhia Siderúrgica Nacional e Companhia Vale do Rio Doce); - Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial ao lado dos aliados (Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética), com o enviou da FEB (Força Expedicionárias Brasileiras) aos campos de batalha na Itália. Fim do Estado Novo Com o final da 2ª Guerra Mundial (1945) e a derrota das nações fascistas, a opinião pública começou a contestar o regime ditatorial varguista. Intelectuais, artistas, profissionais liberais e grande parcela do povo queriam a volta da democracia ao país. A pressão para a renúncia de Vargas aumentava a cada dia. No dia 29 de outubro de 1945, um movimento militar, liderado por generais, depôs do poder Getúlio Vargas.
Em 1950, Vargas voltou ao poder através de eleições democráticas. Neste governo continuou com uma política nacionalista. Criou a campanha do " Petróleo é Nosso" que resultaria na criação da Petrobrás.  Em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito. Deixou uma carta testamento com uma frase que entrou para a história: "Deixo a vida para entrar na História." Até hoje o suicídio de Vargas gera polêmicas. O que sabemos é que seus últimos dias de governo foram marcados por forte pressão política por parte da imprensa e dos militares. A situação econômica do país não era positiva o que gerava muito descontentamento entre a população.
 Embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Além de criar obras de infraestrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores. Foi na área do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua política econômica gerou empregos no Brasil e suas medidas na área do trabalho favoreceram os trabalhadores brasileiros.

Responda:
1-       Como Getúlio Vargas chegou no poder em 1930?
2-       Quais as principais inovações introduzidas pela Constituição de 1934?
3-       Qual foi o argumento usado por Vargas para se manter no poder em 1937?
4-        O que foi o Estado Novo?
5-       De que modo a onda liberal do pós-guerra contribuiu para acabar com o Estado Novo?
6-        Que mudanças foram asseguradas por Vargas em relação aos direitos trabalhistas?

7-        De que forma chega ao poder em 1950?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.