ESCOLA
ESTADUAL TRÊS PODERES
CADERNO
DE REPORTAGEM -HISTÓRIA - ALZIRA ARAUJO
Desvendado o engano contido na frase
“você é o que tem”.
Pesquisa mostra que o jovem médio
brasileiro se acha mais considerado pelo que adquire do que pelo
que
ele é.Os jovens brasileiros se interessam mais por compras do que os
americanos. É o que diz a
pesquisa
Os Jovens e o Consumo Sustentável, feita
por dois institutos especializados e divulgada pela
Fundação
GetúlioVargas. O estudo trouxe revelações sobre como pensa a juventude na hora
em que
vai
às compras, sua percepção Da propaganda
e dos impactos de suas próprias ações – dela, juventude –
no meio ambiente e na sociedade.
A pesquisa foi elaborada a partir de um
levantamento realizado pelo Programa das Nações Unidas para
o Meio Ambiente (Pnuma) e pela Organização das
Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura
(UNESCO), no ano 2000, em 24 países. Cerca de
70% dos jovens brasileiros entrevistados disseram
que
se interessam pelo tema compras. Entre os norte-americanos, país de elevado
consumo, o percentual
é menor: 33%. Jovens brasileiros são também os
que mais gostam de televisão e os que menos
se
interessam por política e sociedade.Outro dado destacado é o que mostra a baixa
noção de
interdependência das ações do jovem com o
mundo em que vive.Quase 60% dos
entrevistados
disseram que suas ações não têm impacto no mundo; 44% opinaram que suas
atitudes
não influem nem na cidade onde moram; e 24%
afirmaram que suas ações não causam impacto nenhum
nem
em suas próprias vidas. Conforme a pesquisa, a grande maioria dos jovens
brasileiros (59%) acha
que
o seu trabalho não tem impacto na sociedade, quer dizer, o jovem não se
perceberia como parte de
um
todo. E o consumo seria o principal elo de sua ligação com o meio em que vive.
Finalmente, cerca de
50% disseram que pessoas da sua idade consomem
demais.
O consumo nosso de cada dia
A falta de percepção de si, como produtor do espaço, gera uma forma de alienação
que produz,
na
prática, um desinteresse muito grande por temas e ações relacionados com a
sociedade, gerando pessoas
distantes
da vida social,preocupadas com futilidades e indiferentes ante o mundo.
Contexto no mundo
do
trabalho: A alienação se desenvolve também no mundo do trabalho, onde o
trabalhador também
não se vê como gerador dos produtos que cria
no labor diário. Reproduz-se então a lógica da
indiferença
mediante o seu próprio produto.
1. Realize uma leitura do texto e
utilize o dicionário para as palavras desconhecidas.
2.Escreva manifestando livremente sobre sua compreensão a partir da leitura.
3.Compare o interesse pelo ato de comprar nos Estados Unidos e no Brasil,
compare ainda o potencial de
consumo
dos dois países.
4.Detectar na pesquisa qual é o nível de compreensão que o jovem tem de ser o
mundo, a cidade em que
mora e sua própria vida resultados de sua
ação.
5. Escreva um breve texto sobre o ser
humano consumidor e o ser humano cidadão, diferenciando
as
duas formas e destacando a mais importante.
6-Dê sua opinião através da construção de frases sobre o problema do desemprego, da destruição
ambiental, do nosso voto nas eleições, da
criminalidade, do menor abandonado. Esses são problemas
apenas
das autoridades competentes ou uma preocupação de toda sociedade?
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