domingo, 31 de março de 2013

Desvendado o engano contido na frase “você é o que tem”.


ESCOLA ESTADUAL TRÊS PODERES

CADERNO DE REPORTAGEM -HISTÓRIA - ALZIRA ARAUJO

 




Desvendado o engano contido na frase “você é o que tem”.


  



 
 
 

   Pesquisa mostra que o jovem médio brasileiro se acha mais considerado pelo que adquire do que pelo

que ele é.Os jovens brasileiros se interessam mais por compras do que os americanos. É o que diz a
pesquisa  Os Jovens e o Consumo Sustentável, feita por dois institutos especializados e divulgada pela
Fundação GetúlioVargas. O estudo trouxe revelações sobre como pensa a juventude na hora em que
vai às compras, sua percepção  Da propaganda e dos impactos de suas próprias ações – dela, juventude –
 no meio ambiente  e na sociedade.

 A pesquisa foi elaborada a partir de um levantamento realizado pelo Programa das Nações Unidas para

 o Meio Ambiente (Pnuma) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura
 (UNESCO), no ano 2000, em 24 países. Cerca de 70% dos jovens brasileiros entrevistados disseram
que se interessam pelo tema compras. Entre os norte-americanos, país de elevado consumo, o percentual
 é menor: 33%. Jovens brasileiros são também os que mais gostam de televisão e os que menos
se interessam por política e sociedade.Outro dado destacado é o que mostra a baixa noção de
 interdependência das ações do jovem com o mundo em que vive.Quase 60% dos
entrevistados disseram que suas ações não têm impacto no mundo; 44% opinaram que suas atitudes
 não influem nem na cidade onde moram; e 24% afirmaram que suas ações não causam impacto nenhum
nem em suas próprias vidas. Conforme a pesquisa, a grande maioria dos jovens brasileiros (59%) acha
que o seu trabalho não tem impacto na sociedade, quer dizer, o jovem não se perceberia como parte de
um todo. E o consumo seria o principal elo de sua ligação com o meio em que vive. Finalmente, cerca de
 50% disseram que pessoas da sua idade consomem demais.




O consumo nosso de cada dia


A falta de percepção de si, como produtor do espaço, gera uma forma de alienação que produz,

na prática, um desinteresse muito grande por temas e ações relacionados com a sociedade, gerando pessoas
distantes da vida social,preocupadas com futilidades e indiferentes ante o mundo. Contexto no mundo
do trabalho: A alienação se desenvolve também no mundo do trabalho, onde o trabalhador também
 não se vê como gerador dos produtos que cria no labor diário. Reproduz-se então a lógica da
indiferença mediante o seu próprio produto.

1. Realize uma leitura  do texto e utilize o dicionário para as palavras desconhecidas.


2.Escreva manifestando livremente sobre sua compreensão a partir da leitura.


3.Compare o interesse pelo ato de comprar nos Estados Unidos e no Brasil, compare ainda o potencial de

consumo dos dois países.

4.Detectar na pesquisa qual é o nível de compreensão que o jovem tem de ser o mundo, a cidade em que

 mora e sua própria vida resultados de sua ação.

5. Escreva um breve texto sobre o  ser humano consumidor e o ser humano cidadão, diferenciando

as duas formas e destacando a mais importante.

6-Dê sua opinião através da construção de frases sobre o  problema do desemprego, da destruição

 ambiental, do nosso voto nas eleições, da criminalidade, do menor abandonado. Esses são problemas
apenas das autoridades competentes ou uma preocupação de toda sociedade?










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.