domingo, 17 de fevereiro de 2013

As desigualdades entre os homens


ESCOLA ESTADUAL TRÊS PODERES
ATIVIDADE 2 – HISTÓRIA – ALZIRA ARAUJO - 2º ANO

1-Leia o texto e responda às questões 1, 2 e 3.

As desigualdades entre os homens

“Concebo, na espécie humana, dois tipos de desigualdade: uma que chamo de natural
ou física, por ser estabelecida pela natureza e que consiste na diferença das idades, da saúde,
das forças do corpo e das qualidades do espírito e da alma; a outra, que se pode chamar
de desigualdade moral ou política, porque depende de uma espécie de convenção e que é
estabelecida ou, pelo menos, autorizada pelo consentimento dos homens. Esta consiste nos vários
privilégios de que gozam alguns em prejuízo de outros, como o serem mais ricos, mais poderosos
e homenageados do que estes, ou ainda por fazerem-se obedecer por eles. [...] O verdadeiro
fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto
é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras,
assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as
estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: ‘Defendei-vos de ouvir esse
impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence
a ninguém!’”
(ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade
entre os homens. In: Rousseau. São Paulo: Abril, 1978. p. 235-259. (Os pensadores).)

1- Responda.

a) O que o autor chama de desigualdade natural?
b) O que ele considera desigualdade moral ou política?
c) Para Rousseau, qual é a origem de muitos crimes, guerras e horrores que marcam a história da
humanidade?

2- Localize no texto a crítica que o autor faz à sociedade do Antigo Regime.

3- Dê sua opinião sobre o texto.

Independência dos Estados Unidos

As colônias inglesas da América do Norte tinham sido fundadas principalmente por
imigrantes ingleses fugidos às perseguições religiosas e políticas. O território das 13 colônias
inglesas, na costa atlântica, porém, organizou-se de maneira diferenciada. Na região centro e
norte predominaram as pequenas e médias propriedades que usavam mão-de-obra livre, voltadas
para a produção de itens iguais aos que se produziam na Europa, típicos das áreas temperadas,
que não atraíam interesse explorador da Inglaterra (colônias de povoamento). Ao contrário, no
sul, (colônias de exploração) desenvolveu-se a agricultura de produtos tropicais, realizada em
latifúndios escravistas, voltada para o mercado externo.

A luta pela independência das 13 colônias inglesas da América do Norte inseriu-se no
quadro de crise do Antigo Regime. A Guerra dos Sete Anos, entre França e Inglaterra, veio a
aumentar as tensões entre a metrópole e as colônias. Apesar de ter vencido o conflito, a Inglaterra
tentou reequilibrar suas finanças adotando uma política tarifária sobre suas colônias do norte da
América. Em 1764 o Parlamento inglês aprovou a Lei do Açúcar, que taxava pesadamente esse

produto importado das Antilhas pelos colonos. Pouco depois, em 1765, a Inglaterra instituiu a Lei
do Selo, segundo a qual todos os documentos, livros, jornais e até baralhos teriam que ter um selo
comprado da metrópole. Mais tarde, em 1773, a Inglaterra lançou um imposto sobre o chá (Lei do
Chá), produto importado e muito consumido pelos colonos.

Representantes das colônias americanas, reagindo às determinações inglesas, reuniram-
se no Congresso de Filadélfia (1774), exigindo o fim das Leis Intoleráveis, como foram chamadas
as taxações e sanções determinadas pelo governo inglês. Pouco a pouco as relações americanas
e inglesas ficavam cada vez mais difíceis. Como o governo inglês não cedeu às exigências
das colônias, organizou-se o Segundo Congresso da Filadélfia, no qual se decidiu aprovar a
Declaração de Independência das 13 colônias. George Washington foi nomeado comandante das
tropas norte-americanas nas lutas que se seguiram.

A luta pela libertação das colônias inglesas seguiu até 1783, quando, com ajuda francesa
e espanhola, fez-se vitoriosa. Em 1783 a Inglaterra reconheceu a independência dos Estados
Unidos da América. Após a independência foi elaborada a Constituição dos Estados Unidos (1787)
que estabeleceu o regime republicano, combinando propostas presidencialistas e federalistas. A
independência das colônias inglesas da América e a formação dos Estados Unidos serviram como
estímulo à emancipação das colônias da América Latina.

Fonte: VICENTINO, Cláudio. História Integrada: os séculos XVIII e XIX. Editora
Scipione. São Paulo. 2009.

1- Explique a situação que impeliu a Inglaterra a extinguir as antigas liberdades
que marcam sua relação junto às Treze Colônias

2- Descreva a postura da Inglaterra em relação às colônias situadas na América
do Norte, dando especial destaque à prática da “negligência salutar”.

3- Por que os franceses apoiaram as Treze Colônias na Guerra de
Independência? E como isso influenciou no desenrolar da Revolução
Francesa?

4- Escreva um texto sobre a independência dos Estados Unidos. Considere:

a) A liberdade de que gozavam os colonos ingleses.
b) Mudanças na política inglesa em relação às treze colônias.
c) As leis intoleráveis.
d) A guerra de independência.
e) O significado da independência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.