terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Desvendado o engano contido na frase “você é o que tem”.


ESCOLA ESTADUAL TRÊS PODERES

 

CADERNO DE REPORTAGEM -HISTÓRIA - ALZIRA ARAUJO

 

Desvendado o engano contido na frase “você é o que tem”.

 

Pesquisa mostra que o jovem médio brasileiro se acha mais considerado pelo que adquire do
que pelo que ele é. Os jovens brasileiros se interessam mais por compras do que os americanos.
 É o que diz a pesquisa Os Jovens e o Consumo Sustentável, feita por dois institutos especializados
e divulgada pela Fundação Getúlio Vargas. O estudo trouxe revelações sobre como pensa
a juventude na hora em que vai às compras, sua percepção da propaganda e dos impactos de
 suas próprias ações – dela, juventude – no meio ambiente e na sociedade. A pesquisa foi elaborada
 a partir de um levantamento realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente
 (Pnuma) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), no
 ano 2000, em 24 países. Cerca de 70% dos jovens brasileiros entrevistados disseram que se
interessam pelo tema compras. Entre os norte-americanos, país de elevado consumo, o percentual
 é menor: 33%. Jovens brasileiros são também os que mais gostam de televisão e os que menos se
 interessam por política e sociedade. Outro dado destacado é o que mostra a baixa noção de
 interdependência das ações do jovem com o mundo em que vive. Quase 60% dos entrevistados
 disseram que suas ações não têm impacto no mundo; 44% opinaram que suas atitudes não influem
 nem na cidade onde moram; e 24% afirmaram que suas ações não causam impacto nenhum nem
em suas próprias vidas. Conforme a pesquisa, a grande maioria dos jovens brasileiros (59%) acha
 que o seu trabalho não tem impacto na sociedade, quer dizer, o jovem não se perceberia como
 parte de um todo. E o consumo seria o principal elo de sua ligação com o meio em que vive.
 Finalmente, cerca de 50% disseram que pessoas da sua idade consomem demais. Fonte
 http://integracao.fgvsp.br/BancoPesquisa/pesquisas_O consumo nosso de cada dia A falta
de percepção de si, como produtor do espaço, gera uma forma de alienação que produz, na prática,
 um desinteresse muito grande por temas e ações relacionados com a sociedade, gerando pessoas
distantes da vida social, preocupadas com futilidades e indiferentes ante o mundo. Contexto no
 mundo do trabalho: A alienação se desenvolve também no mundo do trabalho, onde o trabalhador
 também não se vê como gerador dos produtos que cria no labor diário. Reproduz-se então a lógica
 da indiferença mediante o seu próprio produto.

 

1. Realize uma leitura do texto e utilize o dicionário para as palavras desconhecidas.

 

2.Escreva manifestando livremente sobre sua compreensão a partir da leitura.

 

3.Compare o interesse pelo ato de comprar nos Estados Unidos e no Brasil, compare ainda
 o potencial de consumo dos dois países.

 

4.Detectar na pesquisa qual é o nível de compreensão que o jovem tem de ser o mundo, a
cidade em que mora e sua própria vida resultados de sua ação.

 

5. Escreva um breve texto sobre o ser humano consumidor e o ser humano cidadão, diferenciando
 as duas formas e destacando a mais importante.

 

6-Dê sua opinião através da construção de frases sobre o problema do desemprego, da destruição
 ambiental, do nosso voto nas eleições, da criminalidade, do menor abandonado. Esses são
 problemas apenas das autoridades competentes ou uma preocupação de toda sociedade?

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